Notícias

21
out

Trabalho e ecologia: novos cenários, em debate no Cepat

Entre as diversas problemáticas da crise socioambiental está a crise do trabalho, que impõe questões importantes a respeito do seu sentido, propósito e futuro em uma sociedade que precisa fazer uma transição para um modelo de produção e consumo sustentável e justo. É neste horizonte que o tema do quinto encontro pela série de debates Ecologia, economia e trabalho no ciclo da vida abordará o tema Trabalho e ecologia: novos cenários. A atividade acontecerá no dia 24/10 (sábado), às 10h.

Nosso debatedor será o professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã, Élio GasdaSJ, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE.

Você poderá acompanhar o debate tanto pelo Facebook, como pelo Canal no YouTube do Cepat.

Certificação

Por meio de uma parceria com o Projeto Diversitas Eventos, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá – UEM, ofereceremos a certificação aos interessados. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando nesse link.

Parceiros

Para esta iniciativa, o CEPAT conta com a parceria e o apoio das seguintes instituições:

– Instituto Humanitas Unisinos – IHU;
– Departamento de Ciências Sociais, da UEM;
– Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR;
– Conselho Nacional do Laicato do Brasil  CNLB;
– Comunidades de Vida Cristã  CVX, Regional Sul;
– Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida  OLMA;
– Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais  CLACSO.

Conheça o debatedor

Élio Estanislau Gasda, bacharel em Filosofia (FAJE) e doutor em Teologia pela Universidade Pontifícia Comillas (Madrid), com pós-doutorado em Filosofia Política pela Universidade Católica Portuguesa, é professor da área de Ética Teológica e Práxis Cristã na Graduação e na Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – FAJE.

Entre seus projetos de pesquisa estão: Teologia Cristã e os grandes desafios ético-morais da cultura contemporâneaDoutrina Social da IgrejaCapitalismo e Trabalho. Também participa do Grupo de Estudios sobre Pensamiento Social de la Iglesia (ODUCALCELAM), Grupo de Trabajo Futuro do trabalho e cuidado da Casa Comum (CLACSO) e Grupo de pesquisa Diversidade(s) afetivo-sexuais e Teologia (FAJE).

Alguns de seus livros publicados são Fe cristiana y sentido del trabajo (San Pablo/Madrid, 2011); Trabalho e Capitalismo Global: atualidade da Doutrina Social da Igreja (Paulinas, 2011); Cristianismo e Economia: repensar o trabalho além do Capitalismo (Paulinas, 2014); Economia e bem comum: o Cristianismo e uma ética da empresa no capitalismo (Paulus, 2016); Doutrina Social: economia, trabalho e política (Coleção Teologia do Papa Francisco) (2018);

Confira o cartaz

Confira programação completa