"Quem quiser reformar o mundo comece por si mesmo."

Santo Inácio de Loyola

7 semelhanças entre o Beato Carlo Acutis e São José de Anchieta!   

Em meio às Festas em homenagem à São José de Anchieta, no ano em que celebramos de 10 anos de sua canonização e 490 anos de seu nascimento, recebemos a notícia de que o jovem Beato Carlo Acutis, nascido em 1991, poderá vir a ser santo. Ao olhar para ambos, o que vejo não é a distância temporal de quase 500 anos que separam os dois, mas a proximidade de seus caminhos como servidores do Reino de Deus.
Trago aqui 7 aspectos que o Apóstolo da Internet e o Apóstolo do Brasil!

1- Fé e piedade desde a infância

Como contam os relatos, São José de Anchieta e Beato Carlo Acutis nasceram em famílias cristãs, ambiente propício para que se despertassem para a fé́ ainda na infância, servindo com piedade à Igreja e nutrindo a amizade com Jesus ́por meio da oração e dos sacramentos.

2- Estudantes dos jesuítas  

Ambos estudaram em instituições jesuítas: Anchieta foi aluno do Colégio de Artes, em Coimbra (PT), a partir dos 14 anos, e Carlo Acutis, com a mesma idade, frequentou o Colégio João XXIII, em Milão (IT).

Sobre o Beato, o presidente da Fundação Jesuíta de Educação, Pe. Jimmy Bartolo, SJ, afirma: “Carlo Acutis é, para todos os jovens de hoje, um ponto de referência, pois encarna a santidade no cotidiano. Ele é um santo ‘próximo’, que andou e viveu até poucos anos entre as paredes e nas salas de aula de uma de nossas escolas, esteve sentado sobre as mesmas cadeiras nas quais nossos jovens se sentam todos os dias.”

3- Descoberta de enfermidade na juventude   

Ainda estudantes, ambos enfrentaram a notícia de uma enfermidade incurável. Anchieta foi diagnosticado com uma espécie de tuberculose óssea e, embora não tenha falecido disto, conviveu com essa doença ao longo da vida, por mais de 44 anos . Carlo Acutis, infelizmente, foi diagnosticado com uma leucemia fulminante e faleceu pouquíssimo tempo depois.  

4-  Amor e consagração a Nossa Senhora 

Os dois foram apaixonados por Nossa Senhora e consagraram a ela sua juventude e seus afetos. Acutis afirmava: “A Virgem Maria é a única mulher da minha vida!”. Anchieta escreveu o seu maravilhoso “Poema à Virgem”, com quase 6 mil versos dedicados à sua única Amada. 

5-  Devoção fervorosa à Eucaristia

Ambos nutriram uma verdadeira espiritualidade eucarística, tomando-a como celebração diária por livre vontade. Anchieta, deixou vários Poemas dedicados ao Santíssimo Sacramento. Carlo Acutis, afirmava: “A Eucaristia é a minha estrada para o Céu!” e ainda promovia exposições dedicadas aos milagres eucarísticos.

6- Serviço aos pobres e pequenos

O serviço desinteressado e o amor aos mais necessitados foram marcas registradas na vida dos dois. Anchieta, nunca cessou o cuidado aos enfermos, pobres e necessitados, tanto que faleceu enquanto preparava um remédio. Acutis, também estava muito atento aos mais pobres e animava outros a seguir esse caminho.

Antonia Acutis, mãe do beato, conta que: “O site que Carlo havia criado durante o verão, para ajudar o trabalho voluntário dos jesuítas em favor dos pobres e necessitados, tinha de ser apresentado a toda a escola. Os jesuítas pediram a Carlo que fizesse isso, primeiro porque ele estava familiarizado com computadores e programas de computação complexos, depois por ser jovem – eles achavam que, com seu envolvimento, os outros meninos ‘o seguiriam com mais disposição, imitando-o na doação de seu tempo livre para o benefício dos outros’. Os jesuítas me disseram que, durante as reuniões do comitê de voluntários, formado por alguns pais da escola, todos ficaram muito impressionados com a vivaz exposição, a paixão e a inventividade do meu filho.”

7- Criativos na Arte de Evangelizar

São José de Anchieta evangelizou por meio do teatro, o Beato Carlo Acutis adentrou a internet. Ambos utilizaram dos melhores instrumentos de sua época para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.