"Quem quiser reformar o mundo comece por si mesmo."

Santo Inácio de Loyola

O que fazemos

“O amor consiste mais em obras do que em palavras”. [EE 230]

Nossa ação é resposta à necessidade atual de, como corpo da Companhia de Jesus no Brasil, revitalizar a Espiritualidade Inaciana; que tem por finalidade colocar cada pessoa em relação com Deus, para mais conhecê-lo, amá-lo e segui-lo [EE 104]. 

Desse modo, a partir das obras e grupos vinculados à nossa Rede, atuamos prioritariamente em quatro eixos: Exercícios Espirituais, Formação Inaciana, Experiências de Espiritualidade Inaciana, Diálogo Fé e Cultura.   

Exercícios Espirituais

Base da Espiritualidade Inaciana, os Exercícios Espirituais (EE) são um método de oração, baseado na experiência pessoal de Santo Inácio de Loyola, que contempla várias formas de oração, de se relacionar com Deus confrontando sua vida com a Palavra.

A oferta acontece em diversas modalidades, desde os 30 dias corridos, realizado em Casas de Retiros – como Santo Inácio concebeu inicialmente – até os EE na vida diária – quando a experiência é vivida em paralelo ao cotidiano. 

Atualmente, todas as obras e grupos da Rede Servir ofertam ao menos uma modalidade da experiência de EE. 

Formação Inaciana

É modo de ser e atuar da Companhia de Jesus que, em toda a sua ação apostólica, se busque sempre mais profundidade e criatividade, o MAGIS – como e onde servir mais e melhor. Damos a esses modos de proceder os nomes de “Ministério Instruído” e “Formação de Lideranças”. 

Em razão deles é que ofertamos formação continuada nos EE e na Espiritualidade Inaciana, em diferentes níveis – para leigos, leigas, religiosos, religiosas e jesuítas – e formação para acompanhantes e orientadores de EE. 

Experiências de Espiritualidade Inaciana

A espiritualidade inspirada em Santo Inácio quer abrir os olhos para encontrar a Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus; é uma espiritualidade encarnada, concreta, inclusiva e solidária, mas mantendo os olhos fixos em Jesus. É ser “contemplativos na ação”, para usar uma expressão inaciana. 

São, então, diversos os programas e atividades que propomos para que se experimente, aprofunde e viva a mística inaciana: manhãs de oração, retiros em tempos litúrgicos, escola bíblica, projeto de vida…



Diálogo Fé e Cultura

Papa Francisco repetidamente afirma que a principal tarefa da Igreja hoje “não é construir muros, mas sim pontes; é estabelecer um diálogo com todas as pessoas”. Desde o início da Companhia de Jesus, o diálogo entre fé e culturas, em busca de uma sociedade mais humana e fraterna, está presente. 

Em rede, promovemos cursos, debates, fóruns e espaços de reflexão em diferentes áreas do saber…

Modalidades

Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, conhecidos também pela sigla EE, são oferecidos em diversas modalidades

O Retiro Temático segue a metodologia dos Exercícios Espirituais, de maneira bem reduzida, com temas específicos da espiritualidade inaciana ou do tempo litúrgico, como liturgia, artes, profissões, introduzindo a pessoa no modo inaciano de rezar.

EE de Oito Dias em Etapas é uma adaptação da experiência dos oito dias corridos, em cinco etapas de finais de semana, para pessoas que estão se iniciando na prática dos Exercícios Espirituais e que não podem fazer oito dias seguidos de retiro.

EE de 30 dias em Etapas é a experiência completa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, realizada em três etapas de oito dias, ao longo de um ano e meio, com material para a oração pessoal entre as etapas.

EE de 30 Dias Corridos é uma modalidade de retiro em que o(a) exercitante se dispõe a fazer a experiência completa dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, em 30 dias corridos.

O retiro EE de Oito Dias Corridos aplica a metodologia dos Exercícios Espirituais de maneira reduzida. Pode ser com colocações, sem colocações ou personalizado.

O retiro EE de Fim de Semana adota a metodologia dos Exercícios Espirituais, de maneira bem reduzida.

No EE na Vida Cotidiana (EVC), o(a) exercitante recebe o material para a oração diária e é acompanhado(a) periodicamente.

O Retiro Indo e Vindo utiliza a metodologia dos Exercícios Espirituais, de maneira bem reduzida, com temas específicos da espiritualidade inaciana ou do tempo litúrgico. Nessa modalidade, o(a) exercitante não dorme no local do retiro.