O Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio promoveu, no início deste mês, duas experiências formativas que reuniram a comunidade em torno de temas centrais da espiritualidade cristã.
No dia 02 de setembro, o ciclo de palestras sobre espiritualidade inaciana recebeu o Pe. Miguel Martins, SJ, para conduzir uma reflexão sobre o Discernimento Espiritual: a chave da espiritualidade inaciana. A partir da tradição de Santo Inácio de Loyola, o jesuíta apresentou conceitos como consolação e desolação, além das regras de discernimento, mostrando sua aplicação prática em decisões pessoais, vocacionais, pastorais e comunitárias.


Já o último encontro da Tarde Cardoner, realizado em 04 de setembro, seguiu com a meditação do livro “Ser Cristão. Fé e Prática”, de J. Konings. A discussão girou em torno da experiência humana de transcendência e da nossa abertura ao mistério. O texto aborda a fé cristã como uma resposta à revelação de Deus em Jesus, ressaltando que a fé é um dom, mas também uma resposta livre de cada pessoa.
A ideia central do encontro foi que crer é confiar e responder ao Deus que se revela e se comunica, destacando a importância dessa relação para a caminhada de fé.
