O Serviço de Espiritualidade Inaciana (SIES) de Fortaleza encerrou, no último domingo, (05/10), um ciclo de Exercícios Espirituais em Etapas. A iniciativa, realizada em quatro encontros ao longo de 2025, ofereceu uma adaptação acessível do itinerário espiritual completo proposto por Santo Inácio de Loyola.
A jornada espiritual foi dividida em quatro etapas, vivenciadas em finais de semana estratégicos: a primeira, de 4 a 6 de abril; a segunda, de 13 a 15 de junho; a terceira, de 22 a 24 de agosto; e, por fim, a etapa de encerramento, de 3 a 5 de outubro.
Um dos aspectos inovadores desta edição foi a adoção da metodologia “indo e vindo”. Nesse formato, os exercitantes dedicavam-se aos momentos de oração e reflexão no local do retiro, mas retornavam às suas casas para pernoitar.
A proposta teve um duplo objetivo: tornar a experiência dos Exercícios Inacianos viável para pessoas que residem relativamente perto da casa de retiro, mas não podem se afastar completamente de seus compromissos cotidianos; e reduzir os custos, uma vez que as despesas se concentraram em alimentação e uso da infraestrutura, sem a necessidade de hospedagem.
Cenário de espiritualidade e juventude
Todos os encontros foram realizados no Centro Inaciano de Juventude (CIJ), em Fortaleza (CE). Um aspecto marcante foi que as etapas do SIES ocorreram em paralelo com as dos Exercícios Espirituais para Jovens, promovidos pela equipe do CIJ. A convergência entre os grupos foi tamanha que a última etapa foi vivida, em grande parte, de forma conjunta, enriquecendo a experiência com a partilha de diferentes perspectivas de fé.
Momentos de graça e encerramento
Dois momentos se destacaram na memória dos participantes como pontos altos do processo. O primeiro foi a Celebração da Ceia do Senhor, rito que marca a abertura da Terceira e da Quarta Semanas dos Exercícios Espirituais, aprofundando a identificação com o Cristo Servo. O segundo foi a Missa de Encerramento, presidida pelo Pe. Jobson Teixeira, diretor do CIJ.
A celebração eucarística foi um momento de profunda comunhão e envio. Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar os frutos espirituais colhidos ao longo das etapas. Como símbolo tangível desse compromisso, cada pessoa recebeu uma cruz com as insígnias do MAGIS, conceito inaciano que convida a buscar “o mais” na vida espiritual e no serviço aos demais. O objeto permanece como lembrança e estímulo para viver, no cotidiano, as graças e inspirações recebidas durante os intensos momentos de oração.
A conclusão bem-sucedida deste ciclo reafirma a missão do SIES Fortaleza e do Centro Inaciano de Juventude de oferecer caminhos diversificados para um profundo encontro com Deus, adaptando a riqueza da tradição inaciana às realidades contemporâneas.


