O Mosteiro dos Jesuítas, em Baturité (CE), promoveu, no dia 26 de outubro, mais uma edição de sua ação solidária com crianças de bairros e cidades vizinhas. O evento, realizado pelo quarto ano consecutivo, reuniu mais de 200 crianças e seus familiares para um dia de oração, brincadeiras, partilha e acolhimento.
O evento contou com um momento de oração comunitária, seguido de lanche e entrega de brinquedos. Mais do que um gesto de solidariedade, a iniciativa busca aproximar o Mosteiro das comunidades locais, especialmente das crianças em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o Pe. Eugênio Pacelli, SJ, coordenador da Casa de Retiros, a ação, que geralmente acontece em outubro para celebrar o Dia das Crianças, nasceu do desejo de oferecer um espaço de encontro e cuidado:
“Esta iniciativa surgiu há quatro anos com a finalidade de aproximar o mosteiro da infância marginalizada, das crianças que precisam de acolhimento, atenção e cuidado. Vivemos em uma realidade marcada pela presença de facções e pela violência, e muitas dessas crianças sofrem com medo e ansiedade. Nosso desejo é oferecer a elas um dia de dignidade, alegria e a capacidade de sonhar.”
Pe. Eugênio explica que o Mosteiro dos Jesuítas atua a partir de três pilares: espiritualidade, cultura e justiça social. Além de ser um espaço aberto à experiência dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, o local abriga um acervo cultural dos padres e irmãos jesuítas que viveram em Baturité, e desenvolve ações voltadas às famílias mais vulneráveis da região.

