No último final de semana, de 8 a 10 de setembro, representantes de oito obras e movimentos da Rede Servir e o Secretário para a Colaboração Fé e Espiritualidade, Pe. Laércio Lima, SJ, se reuniram. O encontro, que aconteceu na Casa Santo Inácio, Campinas (SP), tinha por objetivos consolidar a missão em rede, avaliar o caminho que juntos já percorreram e organizar o trabalho para o próximo ano.
Estavam presente: Fátima Barbuto, dos Núcleos Inacianos e responsável pelo eixo formação, Lucimara Trevisan, do Centro Loyola de Belo Horizonte, Maria das Dores Carvalho, do Centro Loyola Goiânia e responsável pela animação da reunião, Marcio Fernandes Conceicao, do SIES Manaus, Walter Salles, editor da Revista Itaici, da Casa Santo Inácio, do EVC Nacional e responsável pelo eixo arrecadação de recursos, Wêdja Domingues, secretária da Rede Servir e responsável pelo eixo comunicação, e Zuleica Mitoso, do SIES Fortaleza.
Como é da Espiritualidade Inaciana, todo o encontro, suas reflexões e tomadas de decisão foram perpassadas por momentos de oração pessoal seguido de partilha. “Sempre que vamos planejar precisamos discernir a missão e abrir a mente e o coração para ação do Espírito”,explicou Zuleica Mitoso. Rezou-se “Como estou, enquanto pessoa?”, olhando a vivência pessoal dos Exercícios Espirituais (EE) e o dar e acompanhar pessoas nos EE; o chamado de Deus à missão a partir da graça de estar “pronto/a para escutar a Tua voz” e ainda a parábola dos talentos sob a ótica do Plano Estratégico da Província BRA, respondendo à pergunta: “A minha obra está sendo Boa Notícia para quem?”.
O grupo se debruçou em diferentes aspectos da missão da Rede Servir a fim de criar o plano para 2024. O primeiro foi a comunicação.
“Paulo Moregola, coordenador da Comunicação da BRA, e Luíza Barbuto, também dessa equipe, estiveram conosco nesse momento. Eles apresentaram dados estatísticos e orientações para o melhor uso do Portal e do Instagram da Rede Servir. Paulo ainda destacou a relevância da identidade da Companhia de Jesus e do trabalho em rede”, observou a representante do SIES Fortaleza.
No caminho da ação em rede e fortalecimento de identidade, construiu-se uma agenda comum para 2024 com foco em formação na Espiritualidade Inaciana para as obras, e um plano de arrecadação de recursos com foco na sustentabilidade das obras. “Foi muito importante, no planejamento comum, definir metas e meios para alcança-las”, pontuou Zuleica. Ela ainda destacou que “a equipe terminou o encontro muito consolada e cheia de ânimo para trabalhar na construção do Reino de Deus”.