"Quem quiser reformar o mundo comece por si mesmo."

Santo Inácio de Loyola

Rede Servir: Confira a entrevista com Pe. Creômenes Maciel, SJ, sobre formação no Advento 

No Advento, a Rede Servir vai oferecer às segundas-feiras (02, 09, 16 e 23/12) uma formação sobre este tempo de espera alegre e de expectativa para o Natal. Com foco na liturgia e na espiritualidade, a formação será orientada pelo Pe. Creômenes Maciel, SJ, professor de Liturgia e diretor do Instituto de Liturgia da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). 

“Uma série de vídeos foi produzida para ajudar as pessoas que desejam viver essa experiência de oração no aprofundamento da espiritualidade e da fé. A partir desse material, algumas pistas podem iluminar a caminhada de oração que cada pessoa está fazendo”, diz o jesuíta.  

Dividida em quatro vídeos semanais, a formação oferece pistas que podem ajudar o orante a escolher os frutos espirituais de sua caminhada de oração. Além disso, a proposta de vídeos curtos visa facilitar o acesso e a participação em meio à correria do dia a dia. 

Na entrevista abaixo, Pe. Creômenes compartilha importantes conhecimentos sobre a essência do Advento, destaca alguns aspectos litúrgicos característicos deste tempo e aponta caminhos para a vivência profunda da espiritualidade. 

  1. O que significa Advento e quais reflexões chave este tempo litúrgico traz para a nossa caminhada de fé? 

O Advento é o tempo de preparação para o Natal, tempo de espera alegre, tempo de expectativa, tempo de gestação de vida nova. É um tempo litúrgico, logo se trata de um tempo de oração, de expressão da fé na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo. O tempo do Advento nos convida a uma atitude de vigilância em vista da chegada do Senhor e a uma atitude de preparação dessa chegada. Estar vigilante, com lâmpadas acesas e ao mesmo tempo preparados para a chegada do Senhor resumem as atitudes fundamentais para este tempo. Porém, é importante definir como a vigilância e a preparação devem ser traduzidas no mundo de hoje. A caridade, a misericórdia, a promoção da justiça e a propagação do amor ao próximo, atitudes que ajudem na sustentabilidade e numa economia solidária poderiam concretizar na atualidade as palavras vigilância e preparação. 

  1. Como a liturgia do Advento nos ajuda a preparar o coração para o Natal? Quais são os principais aspectos da liturgia que podemos destacar nesse tempo? 

A liturgia do Advento nos ajuda a preparar o coração para o Natal motivando a comunidade cristã a assumir as mesmas atitudes de Jesus Cristo. As leituras deste tempo litúrgico são grandes indicadores: dar alimento aos que têm fome; soerguer os que estão caídos; fazer os cegos recuperarem a vista; fazer os surdos ouvirem; fazer o coxo andar; aplainar os caminhos; rebaixar os montes; transformar a terra seca, desértica, em terra fértil… Todas essas figuras oriundas dos textos bíblicos no tempo do Advento indicam a atitude de cuidado com relação às pessoas mais fragilizadas e pobres e uma atitude de cuidado com relação a toda a natureza, ao nosso planeta.  

No que diz respeito à liturgia e ao ritos, podemos destacar alguns elementos simbólicos: a cor roxa ou rosa; uso moderado de elementos decorativos; a coroa do Advento; cantos litúrgicos apropriados; a ausência do Glória na celebração dominical; leituras bíblicas do antigo testamento que usam textos de Isaías; salmos de esperança que anunciam uma transformação na realidade ou que falam da proximidade de Deus com o seu povo; Evangelhos que trazem a figura de João Batista, Maria, José, Isabel… Em suma, textos com forte conotação escatológica. Esses são alguns elementos que servem como marcadores litúrgico deste tempo.  

  1. Nesta formação, vamos refletir sobre o Advento com foco na espiritualidade e liturgia. Como esse olhar mais profundo sobre o Advento pode transformar a vivência deste tempo nas nossas vidas cotidianas? 

Viver em profundidade a proposta litúrgica do Advento e integrar isso na vida espiritual pode conduzir a uma verdadeira mudança de atitude, uma conversão. Abraçar o dinamismo da caridade e do amor fraterno, o desejo de transformar a realidade segundo o sonho e o projeto de Deus, manifestar no mundo a esperança e o amor do jeito que Jesus desejou encarnando-se na realidade dos mais pobres e necessitados seria a verdadeira transformação desejada por Deus para cada cristão. Ouvir e escutar a Palavra e colocá-la em prática. Eis como a vivência desse tempo deveria mudar as nossas vidas 

  1. Como uma pessoa que ainda não tem o hábito de oração e reflexão mais profundas no dia a dia pode se preparar para viver este tempo de espera para o Natal do Senhor? 

Uma forma muito boa de adentrar na espiritualidade do advento é reservando um tempo para oração pessoal além do tempo que já dedicamos para as Novenas de Natal, para as Celebrações Eucarísticas e para as celebrações da Palavra. Existe muito material de qualidade já produzido com esta finalidade. Por exemplo, a cada ano, os Jesuítas do Brasil, através da Rede Diakonia e do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI Brasil) em parceria com as edições Loyola, produzem um Retiro do Advento e do Natal. A cada semana desse ciclo litúrgico são propostos roteiros para orações pessoais. Se trata de um material de muito boa qualidade e que tem ajudado muita gente a viver profundamente a espiritualidade deste tempo forte da Igreja. 

  1. A formação inclui vídeos curtos e fáceis de acompanhar. Como esse formato pode ajudar as pessoas a se aprofundarem no sentido do Advento, mesmo com a rotina corrida? 

Uma série de vídeos foi produzida para ajudar as pessoas que desejam viver essa experiência de oração no aprofundamento da espiritualidade e da fé. A partir desses vídeos algumas pistas podem iluminar a caminhada de oração que cada pessoa está fazendo. Funcionam como pistas ou pequenos fachos de luz que ajudam o orante a escolher mais facilmente os frutos espirituais de sua caminhada de oração. São vídeos curtos, não tomam muito tempo e por isso servem como gotas de alento no meio da correria do dia a dia ajudando tanto a entrar na oração como a resumir as orações já feitas numa semana. 

  1. Quais dicas práticas o senhor daria para quem quer aproveitar melhor esse tempo de Advento e viver a liturgia de forma mais intensa? 

Se você pudesse, seria muito bom que confeccionasse junto com a sua família ou com os membros da sua comunidade uma coroa do Advento. Seria também a ocasião de fazer uma oração comunitária, acender a vela do Advento daquela semana, escutar a palavra de Deus, e partilhar os frutos da oração pessoal que cada um tem colhido no retiro do Advento. Bem, seria importante realizar algum gesto concreto de caridade que pudesse ter impacto na vida de pessoas menos favorecidas. Esse gesto deveria ser mais do que dar cestas básicas ou roupas. Talvez, convidar essas pessoas para partilhar uma refeição com você e sua família ou com o grupo que está fazendo o retiro do Advento e Natal, fazer-se verdadeiramente próximo dessas pessoas e buscar ter um impacto efetivo na vida delas, criando laços de amizade e de fraternidade. Outra possibilidade seria alguma atitude concreta que promovesse uma ecologia integral e abrir esse espaço para um futuro mais cheio de esperança. Por exemplo, um mutirão de plantio de árvores em uma área devastada, limpeza de parques, uma campanha de conscientização ecológica, proteção de nascentes, distribuição de mudas de árvores etc.