![](https://redeservir.com.br/wp-content/uploads/2025/02/artigo_vivencia-da-espiritualidade-na-modalidade-on-line_banner_rede-servir.png)
Paulo Carlesso
“Preparai um caminho para o Senhor, pois ele vem!” Cf. Isaías 40,3.
No período de 1º de dezembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025, ocorreu o Retiro de Advento e Natal. Contamos com 263 inscritos e uma média de 50 participantes por encontro. Em cada encontro, vivenciamos momentos de acolhida, formação, orientações sobre a Espiritualidade Inaciana e, por fim, a partilha virtual em grupos menores, utilizando o método da conversação espiritual. Nesse período, construímos laços de afinidade, confiança e oração, despertando em nós o desejo de abrir espaços em nossas vidas e corações para a chegada do novo. Acreditamos que, juntos, preparamos o caminho para o Senhor, conforme o texto de Isaías 40,3, acima citado.
Foi um tempo de maior conhecimento e intimidade com a Palavra em nosso cotidiano, transformando este período em uma preparação para a chegada do novo. Desse modo, despertou em nós algo diferente, um impulso para amar e servir mais aos irmãos e irmãs.
Para isso, foi preciso uma coisa: amar. “O amor é comunicação de ambas as partes. isto é, quem ama dá e comunica o que tem ou pede a quem ama. Por sua vez, quem é amado dá e comunica a que ama” (EE. 231).
Nesta comunicação, seguimos a dinâmica proposta pelo livro de Edições Loyola, que nos guiou como os Reis Magos foram guiados. A obra foi nossa estrela-guia e principal apoio, juntamente com muita oração, disposição, consideração, força de vontade e o ânimo de todos/as os envolvidos/as na realização do Retiro. Aos domingos à noite, quando abríamos a sala para a partilha, era emocionante ver os rostos ansiosos por vivenciar mais uma vez a experiência compartilhada por cada um no processo semanal de conversão.
Foi uma peregrinação interior na direção para a celebração do Natal, para a encarnação, pois é o Senhor que se encarna em nossa vida cotidiana, tirando as trevas do nosso coração e trazendo a luz verdadeira da salvação.
Foi um período de recolhimento e escuta da palavra, um período de ir às fontes das Sagradas Escrituras, preenchendo-nos de novidades através dos mistérios que contemplamos, meditamos e partilhamos juntos.
Foi um período de resgate do nosso interior. O silêncio nos ajudou muito em meio a tanta fala, gritos e exposição nas redes sociais. Vamos recuperar o “estupor”, o espanto, a alegria profunda e assim resgatar nossa humanidade.
Neste tempo recordamos o Sínodo da sinodalidade, e iniciamos o retiro com a reflexão através de uma pergunta: “Como podemos ser uma Igreja sinodal em missão?” Esse questionamento foi feito por Madre Maria Ignazia Angelini. Ela convidou aos membros do Sínodo e convidamos a todos os presentes a “abrir espaço para uma escuta atônita que nos reposiciona e nos prepara para este novo começo de caminharmos juntos”
O retiro foi experiência e caminhar pessoal, mas quando abríamos as salas para a partilha, criávamos a mesa do banquete, onde nela só havia iguarias, sendo um lugar sagrado de escuta, acolhimento e de muita gratidão.
Este retiro na vida que acontece no meio cotidiano, de maneira online, foi e será um lugar sagrado de encontro com o Senhor. Fizemos como na assembleia do Sínodo, fizemos um retiro que sentávamos juntos, neste caso, on-line, “um lugar sagrado de encontro com o Senhor” que está presente, como disse o Cardeal Grech, pois “onde dois ou três se reúnem em meu nome, eu estarei no meio deles”.
Por isso, ele insistiu: “ou entramos nessa perspectiva de oração, de fé, de encontro com Deus, ou não assumimos um estilo sinodal autêntico, não viveremos uma experiência de sinodalidade”, porque o protagonista é o Espírito Santo.
Confirmamos isso através das partilhas, no método das rondas, na escuta e no ressoar o fruto do Espírito Santo, a RUAH, que age em cada um de nós, pois estávamos aberto a escuta do outro através da conversação espiritual. “Somos chamados a ser uma Igreja Sinodal em Missão” com um olhar renovado para nós enquanto criaturas amadas. E assim se deu o retiro, cheio de simbolismos, de encontro, partilha e muita alegria.
Convivemos com pessoas de diferentes lugares, sotaques, culturas, possibilitado pelo uso da tecnologia. Conhecemos pessoas com o mesmo ideal que, através da troca de experiências com as partilhas, nos levou a tirar o máximo proveito desta caminhada.
Somos gratos pelo envio, somos gratos por termos uma grande equipe de apoio de facilitadores, somos gratos por todos do grupo Fratelli Inacianos, que contribuíram e contribuem repassando para mais pessoas as gravações, fazendo que este retiro chegue ao maior número de pessoas. Ficamos consolados pelo itinerário traçado neste período.
Com o retiro, tivemos uma arrecadação espontânea no valor de R$1.540,00 reais, do qual 15% deste valor foi para contribuição como um gesto concreto ao nosso irmão de caminhada Marcelo Velasco Figueiredo e o restante repassado à CVX – Regional Sul para o fundo social de obras.
Para encerrar esta partilha e apresentação deste projeto que abraçamos como missão, seguem alguns comentários que expressam muito o caminho percorrido neste retiro:
Minha gratidão sem fim aos que formam esta equipe extraordinária FRATELLI INACIANOS por proporcionar ao Brasil inteiro a possibilidade de se unir em “um só coração e uma só alma” para viver o tempo maravilhoso do Retiro do Advento. Que venham outros para que possamos como “Peregrinos da Esperança” caminhar juntos e contribuir com um mundo “mais solidário, humano e fraterno”. Otilia.
Agradeço imensamente, mais uma vez, pela belíssima experiência desse retiro que tanto me fez crescer como pessoa. Agradeço a cada um e a cada uma que de uma maneira ou outra contribuiu para a riqueza desse momento. Sempre aguardando o próximo. Gratidão sempre. Iva.