"Quem quiser reformar o mundo comece por si mesmo."

Santo Inácio de Loyola

Dicastério para a Evangelização publica subsídio para o Ano da Oração

“Ensina-nos a rezar”, este é o subsídio que acaba de ser lançado pelo Dicastério para a Evangelização em vista do Ano da Oração, um desejo de Papa Francisco como preparação para o Jubileu 2025.
O livreto, cujo título é extraído do capítulo 11 do Evangelho de Lucas, é inspirado no Magistério de Francisco e quer ser um convite a intensificar a oração como um diálogo pessoal com Deus e, assim, “poder refletir sobre a própria fé e o compromisso no mundo de hoje, nas diferentes esferas em que se é chamado a viver, para que possa ser alimentado um ardor renovado para a evangelização do homem moderno”, como é explicado no site oficial da Jubileu 2025.
O material está dividido em seções dedicadas às comunidades paroquiais, famílias, jovens, mosteiros, catequeses, e retiros espirituais. E, além dele, serão publicadas uma série de ferramentas pensadas para acompanhar as comunidades cristãs e cada fiel rumo ao Ano Santo.
Neste momento, o subsídio está disponível apenas em italiano. Mas, selecionamos e traduzimos alguns trechos para você começar a conhecer!

“La celebrazione di un Anno Santo, che trova la sua origine più remota nella tradizione ebraica del giubileo (yobel) come tempo di perdono e riconciliazione, rappresenta, a partire dal 1300 un’occasione speciale per meditare sul grande dono della misericordia divina che sempre ci attende e sull’importanza della conversione interiore, necessari per poter vivere i doni spirituali profusi ai pellegrini durante l’Anno Santo, facendo nuovo il legame che unisce i battezzati, come fratelli e sorelle in Cristo, con l’umanità tutta in quanto amata da Dio.” pg. 7

“A celebração de um Ano Santo, que tem a sua origem mais remota na tradição judaica do jubileu (yobel) como tempo de perdão e de reconciliação, representa, a partir de 1300, uma ocasião especial para meditar sobre o grande dom da misericórdia divina que sempre nos espera e sobre a importância da conversão interior, necessária para poder experimentar os dons espirituais abundantes nos peregrinos durante o Ano Santo, renovando o vínculo que une os batizados, como irmãos e irmãs em Cristo, com toda a humanidade amada por Deus.” pg. 7

“Vi chiedo di intensificare la preghiera per prepararci a vivere bene questo evento di grazia e sperimentarvi la forza della speranza di Dio. […] Un anno dedicato a riscoprire il grande valore e l’assoluto bisogno della preghiera nella vita personale, nella vita della Chiesa e del mondo (Angelus, 21 gennaio 2024).” pg. 7

“Peço-lhes que intensifiquem as orações para nos prepararmos para viver bem este evento de graça e experimentar a força da esperança de Deus. […] Um ano dedicado a redescobrir o grande valor e a necessidade absoluta da oração na vida pessoal, na vida da Igreja e do mundo (Angelus, 21 de janeiro de 2024).” pg. 7

“L’orazione è un dialogo intimo con il Creatore, un dialogo che parte dal cuore umano per giungere al “Cuore” di Dio, alla Sua misericordia capace di trasformare la nostra vita, amplificando, nella sua semplicità, la ricchezza del magistero della Chiesa.
La preghiera dovrebbe essere per il cristiano «il respiro della vita» (Udienza generale, 9 giugno 2021) spirituale, capace di non interrompersi mai, «nemmeno mentre dormiamo» – come afferma il Papa -, e senza la quale mancherebbe quell’atto vitale che ci mette in relazione con il Padre.”
pg. 11

“A oração é um diálogo íntimo com o Criador, um diálogo que parte do coração humano para chegar ao “Coração” de Deus, à sua misericórdia capaz de transformar a nossa vida, ampliando, na sua simplicidade, a riqueza do magistério da Igreja.
As orações devem ser, para o cristão, “a respiração da vida” / “o oxigênio da vida” (Audiência Geral, 9 de junho de 2021) espiritual, não sendo interrompida nunca, “nem mesmo enquanto dormimos” – como afirma o Papa – mas, sem ela, faltaria aquele ato vital que nos coloca em relacionamento com o Pai.” pg. 11

“In questo dialogo, il fedele non solo parla a Dio, ma apprende anche ad ascoltarLo, trovando le risposte e la direzione alla luce della Sua presenza silenziosa. La preghiera diventa così il ponte tra il cielo e la terra, un luogo di incontro dove il cuore dell’uomo e il cuore di Dio si intrecciano in un dialogo d’amore incessante.” pg. 11

“Neste diálogo, o fiel não só fala com Deus, mas aprende também a escutá-Lo, encontrando as respostas e a direção à luz da Sua presença silenciosa. A oração torna-se, assim, a ponte entre o céu e a terra, um lugar de encontro onde o coração do homem e o coração de Deus se entrelaçam num incessante diálogo de amor.” pg. 11

“«La preghiera non è una bacchetta magica!» – dice il Papa -, non è una formula rigida che, se ripetuta correttamente, dona come in un commercio, il prodotto richiesto; «nella preghiera, è Dio che deve convertire noi, non siamo noi che dobbiamo convertire Dio» (Udienza generale, 26 maggio 2021)”. pg. 12

“A oração não é uma varinha mágica!” – disse o Papa -, não é uma fórmula rígida que, se repetida corretamente, dá / entrega como em um comércio, o produto pedido; “na oração, é Deus quem deve nos converter, não somos nós que devemos converter a Deus (Audiência Geral, 26 de maio de 2021)”. pg. 12

“Con queste parole nel cuore, incoraggiamo tutti i fedeli a in- traprendere il cammino verso i doni del Giubileo, scoprendo la misericordia, la forza e l’amore di Dio e a dare concretezza all’invito del Papa, trasformando questo 2024 in «una grande “sinfonia” di preghiera, […] per recuperare il desiderio di stare alla presenza del Signore, ascoltarlo e adorarlo», facendo così della preghiera la «via maestra verso la santità, che conduce a vivere la contemplazione anche in mezzo all’azione» (Lettera a S.E. Mons. Rino Fisichella per il Giubileo 2025, 11 febbraio 2022).” pg. 13

“Com estas palavras no coração, encorajamos todos os fiéis a embarcar no caminho rumo aos dons do Jubileu, descobrindo a misericórdia, a força e o amor de Deus e a dar corpo ao convite do Papa, transformando este 2024 num “uma grande ‘sinfonia’ de orações, […] para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, ouvi-Lo e adorá-Lo», fazendo, assim, da oração o “caminho mestre para a santidade, que conduz a viver a contemplação também em meio a ação” (Carta a Sua Excelência Mons. Rino Fisichella para o Jubileu de 2025, 11 de fevereiro de 2022).” pg. 13

“La preghiera ci aiuta a ritrovare la giusta dimensione, nella relazione con Dio, nostro Padre, e con tutto il creato”. pg. 13

“A oração nos ajuda a encontrar a dimensão correta na relação com Deus, nosso Pai, e com toda a criação”. pg. 13

“I cambiamenti nella Chiesa senza preghiera non sono cambiamenti di Chiesa, sono cambiamenti di gruppo» (Udienza generale, 14 aprile 2021).” pg. 14

“As transformações na Igreja sem oração não são transformações da Igreja, são transformações de grupo”. (Audiência geral, 14 de abril de 2021).” pg. 14

“Gesù non solo vuole che preghiamo come Lui prega, ma ci assicura che, se anche i nostri tentativi di preghiera fossero del tutto vani e inefficaci, noi possiamo sempre contare sulla sua preghiera. Dobbiamo essere consapevoli: Gesù prega per me” (Udienza generale, 2 giugno 2021).” pg. 14

“Jesus não quer somente que rezemos como Ele reza, mas assegura-nos que, mesmo que as nossas tentativas de oração tenham sido completamente vãs e ineficazes, podemos sempre contar com a sua oração. Devemos ser conscientes: Jesus reza por mim” (Audiência Geral, 2 de junho de 2021).” pg. 14

“L’iniziativa denominata “24 Ore per il Signore” è un evento di preghiera voluto da Papa Francesco, da celebrarsi tra il venerdì e il sabato che precedono la IV domenica di Quaresima. Ha come obiettivo di offrire ai fedeli la possibilità di vivere un momento di intensa preghiera e ritrovare il cammino per riavvicinarsi al Signore. Concretamente, si propone alle comunità, nella serata di venerdì e durante l’intera giornata di sabato, di prevedere un’apertura straordinaria delle chiese e dei santuari, offrendo la possibilità di accedere alle Confessioni, preferibilmente in un contesto di Adorazione Eucaristica animata, ben consapevoli tutti che «al centro della vita cristiana il sacramento della Riconciliazione, […] permette di toccare con mano la grandezza della misericordia.” pg. 27

“A iniciativa denominada ‘24 Horas para o Senhor’ é um evento de oração desejado pelo Papa Francisco, a ser celebrado entre a sexta-feira e o sábado anterior ao quarto Domingo da Quaresma. Seu objetivo é oferecer aos fiéis a oportunidade de viver um momento de intensa oração e encontrar o caminho para se reaproximar do Senhor. Concretamente, propõe-se às comunidades, na sexta-feira à noite e durante o período diurno do sábado, organizar uma abertura extraordinária das igrejas e santuários, oferecendo Confissões, de preferência num contexto de animada Adoração Eucarística, todos conscientes de que “no centro da vida cristã, o sacramento da Reconciliação […] permite-nos tocar com a mão a grandeza da misericórdia.” pg. 27

“San Giovanni Paolo II, nell’Esortazione Apostolica Familiaris Consortio, riconosceva l’importanza della preghiera condivisa in famiglia, poiché «nella famiglia, infatti, la persona umana non solo viene generata e progressivamente introdotta, mediante l’educazione, nella comunità umana, ma mediante la rigenerazione del battesimo e l’educazione alla fede, essa viene introdotta anche nella famiglia di Dio, che è la Chiesa» (FC, n. 15).” pg. 35

“São João Paulo II, na Exortação Apostólica Familiaris Consortio (A Igreja ao serviço da família), reconhecia a importância da oração partilhada na família, pois “na família, de fato, a pessoa humana não é só gerada e progressivamente introduzida, através da educação, na comunidade humana, mas através do renascimento do batismo e da educação na fé, ela é introduzida também na família de Deus, que é a Igreja” (FC, n. 15).” pg. 35

“L’intimità della preghiera possono insieme costituire lo spazio in cui raccontare al Signore il groviglio del proprio cuore e ricevere da Lui parole di vita: «se entri in amicizia con Lui e cominci a conversare con Cristo vivo sulle cose concrete della tua vita, questa sarà la grande esperienza, sarà l’esperienza fondamentale che sosterrà la tua vita Cristiana» (Es. Ap. Christus Vivit [CV], 25 marzo 2019, n. 129).” pg. 43

“Um caminho de oração com os jovens não pode deixar de incluir dúvidas e interrogações sobre os afetos e as relações, sobre os medos e os desejos. Precisamente o silêncio e a intimidade da oração podem constituir juntos o espaço para contar ao Senhor o emaranhado do coração e receber Dele palavras de vida: “se você faz amizade com Ele e começa a conversar com Cristo vivo de aspectos concretos da sua vida, esta será a grande experiência, será a experiência fundamental que sustentará a sua vida cristã” (Ex. Ap. Christus Vivit [CV], 25 de março de 2019, n. 129).” pg. 43

“È infine inevitabile che un percorso di preghiera con i giovani ponga quesiti di carattere vocazionale. Il tempo della giovinezza è per eccellenza il tempo in cui guardare e costruire il proprio futuro, anche a servizio degli altri. Aiutare i giovani a pregare significa aiutarli a sognare e a cercare il proprio futuro col Signore, percependolo come inseparabile compagno.” pg. 43

“Finalmente, é inevitável que um caminho de oração com os jovens suscite questões de natureza vocacional. O tempo da juventude é por excelência o tempo para olhar e construir o próprio futuro, também ao serviço dos outros. Ajudar os jovens a rezar significa ajudá-los a sonhar e a procurar o seu futuro com o Senhor, percebendo-O como um companheiro inseparável.” pg. 43

Aqui você pode conferir o documento na íntegra.
Referência: www.iubilaeum2025.va/it