Entre os dias 4 e 8 de outubro, 11 Centros Inacianos de Espiritualidade associados à Confederação Latino-Americana (CPAL) da Companhia de Jesus se reuniram para sua assembleia semestral na Casa de Retiros Virgen Niña, na cidade de San Miguel, Buenos Aires (ARG). Enviaram representantes as províncias ARU, Colômbia, Bolívia, Caribe, México, Peru, Paraguai, Chile e Equador. Walter Ferreira Salles, Coordenador da Casa Santo Inácio e Editor da Revista Itaici, participou representando o Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, Pe. Laércio Lima, SJ. Também esteve presente Pe. Luis Valdez, SJ, Delegado para a Formação e Espiritualidade da CPAL.
Entre os objetivos da assembleia estavam: discernir os apelos da missão comum; incorporar a perspectiva da colaboração na estrutura de trabalho da organização; articular as demandas comuns na oferta de serviços dos Centros; e, a partir do trabalho já realizado, discernir e decidir a relevância de uma nova estrutura organizacional que possa otimizar o funcionamento e a resposta aos desafios atuais no cumprimento da missão da Companhia de Jesus.
No primeiro dia de encontro, a equipe pôde partilhar as experiências exitosas de seus centros e o panorama atual no cumprimento da missão. No dia seguinte, com a contribuição de Pe. Luis Valdez, SJ, foram incorporados os temas da sinodalidade, da colaboração e da formação permanente.
Com todos estes elementos, rezou-se e discerniu-se a necessidade de uma mudança na estrutura da Confederação de Centros de Espiritualidade. Votou-se, então, positivamente, a transformação da Confederação em Rede Inaciana Latino-Americana, com capacidade de incorporar outros centros e entidades agora não vinculadas, respondendo de forma mais articulada, flexível e colaborativa aos desafios da missão da Companhia de Jesus.
A nova Rede de Espiritualidade nasce, então, com a missão de “promover e fomentar a experiência de Deus por meio dos Exercícios Espirituais e do Discernimento, para que as pessoas a quem servimos possam em tudo amar e servir”.
Ainda durante o encontro, a equipe desenvolveu um primeiro planeamento operacional, que inclui:
- Assegurar processos de formação contínua no suporte, recorrendo a plataformas que otimizem a gestão da nossa oferta.
- Cuidar de todas as modalidades de EE e da metodologia de acompanhamento e discernimento da espiritualidade inaciana.
- Escolher ações prioritárias comuns que possam ser realizadas de forma descentralizada em cada instituição, província ou região.
- Trabalhar em sinodalidade e colaboração, assumindo a riqueza que esta visão mais ampla tem para o cumprimento da missão.
Na manhã do sábado, 7 de outubro, esteve virtualmente presente o Pe. Rafael Garrido, SJ, Presidente da CPAL, que conversou com os presentes, consolidando e ampliando a visão na perspectiva da CPAL.
“Considero que a Assembleia foi uma excelente experiência que me permitiu ter uma melhor clareza sobre o meu trabalho junto à Casa Santo Inácio e à frente da Revista Itaici. Ao final me sentia consolado e entusiasmado com o trabalho que já fazemos e esperançoso no que diz respeito àquilo que poderemos fazer juntos na América Latina nos próximos anos”, pontuou Walter Salles.
Fonte: jesuitas.lat