
O Encontro de Delegados de Espiritualidade 2025 da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e Caribe (CPAL) chegou ao fim, nesta sexta-feira (28/03), após dias fecundos de reflexões e partilhas. Reunidos no prédio da Bambina, no Rio de Janeiro, os delegados tiveram a oportunidade de dialogar sobre as novas linguagens de Deus na Teologia e nos Exercícios Espirituais, bem como os desafios de trabalhar a espiritualidade no mundo atual.
“Os dias de encontro foram de muita fraternidade, de muito silêncio orante e reflexivo, de escuta da voz e dos sinais de Deus hoje e de diálogo para chegar a um melhor modo de articulação e de trabalho em conjunto. Estamos agradecidos à Província Brasil que nos recebeu com tanta dedicação e fraternidade. Confiamos na força do Espírito Santo que nos acompanha e nos envia”, disse Selia Paludo, assistente do presidente da CPAL em Espiritualidade.
Nos primeiros dias de reunião, os delegados dedicaram-se especialmente a momentos de escuta e formação. Na segunda-feira (24), receberam o Pe. França Miranda, SJ, professor emérito do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que compartilhou uma visão teológica sobre como falar de Deus e suas linguagens na sociedade atual.
Também participaram de uma palestra ministrada por Maria Clara Bingemer, professora de Teologia na PUC-Rio, que apresentou as linguagens e modos de falar de Deus nos Exercícios Espirituais. Outro convidado que esteve presente no encontro foi o Pe. Edson Tomé, SJ, secretário para a Juventude e Vocações da Província Brasil. Ele partilhou sobre a nova maneira como Deus se comunica aos jovens, a forma como os jovens se comunicam entre si e como falam de sua experiência de Deus por meio dos Exercícios Espirituais.
“Foi um desafio encontrar as pistas, as chaves para essa linguagem, as palavras que realmente nos levam em direção à Deus, como diz a Primeira Preferência Apostólica Universal. Acho que há muitos desafios, mas também há muito entusiasmo e uma grande vontade de unir forças para superar os desafios que hoje nos apresenta a nossa realidade”, destaca Pe. Rafael Garrido, presidente da CPAL. “Confio que este esforço resultará em criatividade e propostas inovadoras para atender e servir com generosidade a missão que nos une.”
Em uma segunda etapa do encontro, os participantes deram início a rodadas de reflexões sobre como fomentar a articulação da espiritualidade na América Latina e Caribe e qual o papel do delegado de espiritualidade nas províncias. Pe. Laércio de Lima, SJ, secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província Brasil, também fez uma apresentação sobre a missão da Rede Servir, compartilhando experiências sobre o trabalho em rede entre as obras e com outras frentes apostólicas.
“Creio que foram momentos muito ricos para todos. É fundamental falar de espiritualidade, especialmente nos dias de hoje em que vemos as pessoas se perdendo em meio a tantas informações e dificuldades em trabalhar como corpo apostólico”, ressalta Pe. Laércio. “Também estamos avançando em um trabalho mais colaborativo na área de espiritualidade entre as províncias. Tenho certeza de que teremos cada vez mais iniciativas em parceria.”
Após muita oração, conversas em grupo e plenários, os delegados ainda deliberaram sobre questões relativas à organização, formação e projetos futuros de espiritualidade da CPAL.
Entre os representantes dos diferentes países que participaram do Encontro de Delegados de Espiritualidade 2025, estão o Pe. José Luis Serra, SJ (México), Pe. Carlos Ramón Canillas, SJ (Paraguai), Pe. Erick Hernández, SJ (Centro América), Pe. Agustín Rivarola, SJ (Argentina e Uruguai), Pe. Jaime Covarrubias, SJ (Chile), Pe. Javier Vidal, SJ (Antilhas), Pe. José Luis Gordillo, SJ (Peru), Pe. Javier Antonio Torrez, SJ (Venezuela), e Pe. Duval Delgado, SJ (Equador). Também estiveram presentes Pe. Rafael Garrido, SJ, Selia Paludo e Pe. Laércio de Lima, SJ.