
Nos dias 08 e 09 de dezembro, diretores e representantes dos Centros Loyola estiveram reunidos no Rio de Janeiro para um encontro dedicado à atualização da identidade e missão desta importante obra apostólica da Companhia de Jesus.
Participaram representantes do Centro Loyola de Belo Horizonte (MG), Centro Loyola de Goiânia (GO), Centro Loyola da PUC-Rio (RJ), além da Casa Santo Inácio (SP) e do Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) de Salvador (BA), que passa agora a caminhar de forma integrada com o grupo.
Para Lucimara Trevisan, diretora do Centro Loyola de Belo Horizonte (MG), o encontro “aqueceu o coração” e trouxe essa necessidade de definir melhor a identidade e a missão das obras. “Também são muitos importantes estes momentos de partilha, de troca de experiências e de podermos juntos olhar os desafios comuns que perpassam cada um desses Centros.”
Primeiro dia: memória, identidade e missão
O primeiro dia foi dedicado à leitura e reflexão de textos que resgatam a história e os elementos fundamentais da missão dos Centros Loyola no Brasil. Os participantes também trabalharam na atualização da Norma Geral para os Centros de Fé e Cultura, documento de 2004 que reúne diretrizes sobre identidade, missão, estrutura jurídico-administrativa, funcionamento interno, voluntariado e sustentabilidade econômica.
A programação também contou com uma celebração eucarística presidida pelo Pe. Laércio de Lima, SJ, Secretário para Colaboração, Fé e Espiritualidade da Província.
Segundo dia: consolidação, planejamento e futuro
No dia 09, o grupo retomou os pontos trabalhados anteriormente e avançou na leitura e atualização do documento específico sobre identidade e missão dos Centros Loyola. A proposta é iluminar a atuação das obras, fortalecendo sua missão compartilhada, suas práticas formativas e sua presença evangelizadora no diálogo entre fé, cultura e espiritualidade.
O encontro também incluiu o planejamento para 2026, além de um momento dedicado à troca sobre comunicação, com uma partilha sobre as realidades locais e desafios enfrentados por cada Centro.
Neste segundo dia de encontro, a celebração eucarística foi presidida pelo Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, novo Provincial dos Jesuítas do Brasil, que assumirá a missão a partir de 2026.
Pe. Laércio de Lima, SJ, destaca o caráter de continuidade e construção conjunta percebida no encontro. “A experiência foi bastante positiva porque pudemos construir um caminho novo a partir daquilo que já foi feito por outros jesuítas e leigos e leigas que vieram antes de nós. Então foi um tempo mesmo de renovar um pouco a energia e a confiança nesse projeto, atualizar os documentos e programar a nossa vida daqui para a frente.”


