No dia 30 de setembro, o Centro Loyola de Fé e Cultura da PUC-Rio promoveu mais uma edição da série de palestras on-line sobre espiritualidade inaciana. O encontro contou com a presença do Ir. Davidson Braga Santos, SJ, Sócio do Provincial dos Jesuítas do Brasil, que conduziu a reflexão sobre o tema “Ser Contemplativo na Ação: A Síntese Inaciana”.
Assista à palestra: https://www.youtube.com/watch?v=PdkAgT4c9xE
Durante a palestra, o Ir. Davidson destacou que a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola nos convida a superar dicotomia entre oração e ação, propondo uma integração que transforma a vida ativa em um espaço privilegiado de encontro com o divino. Este é o cerne de “encontrar Deus em todas as coisas”.
Para Inácio, ser “contemplativo na ação”, explicou, é permitir que cada gesto, tarefa ou serviço se tornem expressão concreta da presença de Deus. As tarefas cotidianas e a missão em favor dos outros não são distrações, mas sim o terreno onde a oração se enraíza e floresce.
A verdadeira mística do serviço reside em realizar cada ação com a mesma atenção, amor e profundidade dedicados a um momento de meditação. Dessa forma, a espiritualidade torna-se a lente através da qual se torna possível enxergar e atuar no mundo, permitindo manter o coração unido a Deus enquanto as mãos trabalham.

Além do encontro virtual, o Centro Loyola realizou, no dia 2 de outubro, mais uma Tarde Cardoner, espaço dedicado à leitura e partilha de obras de teologia e espiritualidade. Nesta edição, o grupo refletiu sobre trechos do livro Ser Cristão: Fé e Prática, do biblista jesuíta Johan Konings, SJ, com facilitação do Pe. Washington Paranhos, SJ, aprofundando temas fundamentais sobre a vida comunitária e os sacramentos da fé cristã.
Entre os pontos debatidos, os participantes se debruçaram sobre a configuração atual da comunidade católica, o significado dos sacramentos da iniciação cristã — Batismo, Crisma e Eucaristia — e a importância dos sacramentos que acompanham a vida do cristão, como a Reconciliação, a Unção dos Enfermos, o Matrimônio e a Ordem. O encontro proporcionou um espaço fecundo de diálogo e estudo, reafirmando o compromisso do Centro Loyola com a formação espiritual e teológica da comunidade, em sintonia com a tradição inaciana de unir fé e reflexão.

