O Centro Loyola de Goiânia realizou dois encontros que reafirmam sua missão de promover diálogo entre fé, cultura e vida social. As atividades reuniram especialistas e participantes em torno de temas urgentes e atuais, que atravessam tanto o campo da espiritualidade quanto os desafios da sociedade contemporânea.
No dia 24 de setembro, aconteceu a live “Fé e Política no contexto atual brasileiro”, mediada pelo professor Rangel Gomes Godinho e assessorada pelo professor doutor Alberto da Silva Moreira, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). O encontro destacou a relação histórica entre religião e política, com ênfase no judaísmo e cristianismo, e discutiu diferentes correntes do catolicismo e do protestantismo. Alberto Moreira chamou atenção para o ressurgimento de grupos autoritários, que se apropriam de símbolos nacionais e religiosos em busca de poder, alertando para uma visão utilitarista da fé quando esta não está comprometida com o Evangelho de Jesus Cristo — que inspira paz, fraternidade, justiça social e cuidado com a criação.
Já no dia 8 de outubro, o Centro Loyola acolheu mais uma edição do Projeto Diálogos Culturais, com o tema “Espiritualidade, Saúde e Sexualidade”. O encontro foi mediado pelo professor doutor José Reinaldo F. Martins Filho e contou com as reflexões dos também professores doutores Moésio Pereira de Sousa e Hiane Aparecida Teixeira Winterly, que ofereceram uma leitura interdisciplinar sobre a integração das dimensões bio-psico-social-espiritual, constitutivas de todo ser humano.

O momento foi marcado por escuta, partilha e profundidade, como destaca a Ir. Teresinha Mendonça Del’Acqua, OSF: “Profunda gratidão ao Centro Loyola de Goiânia por levar tão a sério, com criatividade e abrangência, sua missão. Bendito seja Deus por tantas maravilhas que tenho saboreado e testemunhado.”



