Grupos inacianos
“Pedir a Nosso Senhor a graça de não ser surdo ao seu chamado, mas pronto
ediligente em cumprir sua santíssima vontadade.” [EE 91]
Partilhar é um modo de rezar, é colocar-se diante de Deus e dos irmãos, comunicando aquilo que o Senhor mesmo falou ao nosso coração nos momentos de oração pessoal.
Partilhar é uma conversa espiritual muito recomendada por Santo Inácio, sendo de grande ajuda para a experiência de fé da vida cristã.
Desse modo, leigas e leigos, com a assistência de jesuítas, se reúnem em diferentes movimentos e ações a fim de aprofundar-se e levar mais longe a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola.
Os Núcleos Inacianos são grupos de pessoas que, tendo feito alguma experiência de oração, seguindo a metodologia inaciana, desejam perseverar nessa espiritualidade e levá-la às suas localidades. O grupo é, então, espaço propício para a oração, para viver e aprofundar o Evangelho, por meio dos Exercícios Espirituais e para a partilha de vida.
Atualmente somos 31 Núcleos Inacianos, em nove estados brasileiros.
A Rede de Núcleos Inacianos Brasil mantém ainda espaços virtuais para ajudar na localização dos grupos existentes, dar suporte espiritual e instrumental e fomentar a dimensão missionária dos integrantes.
A Comunidade de Vida Cristã – CVX é uma núcleo mundial composto por grupos de leigos cristãos que buscam integrar a fé e a vida cotidiana. Com um caminho baseado em três pilares – espiritualidade, comunidade e missão – seus membros buscam ser mais conscientes da presença de Deus em todas as dimensões da vida e responderem com ações concretas para o desenvolvimento comunitário e para um mundo melhor.
Cristo é centro para a vida na CVX e os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são o instrumento característico da sua espiritualidade.
Atualmente a CVX está presente em mais de 60 países. No Brasil são 64 comunidades e 10 pré-comunidades (grupos ainda em organização).
Fundado em 1976, pelo Pe. Casimiro Irala, SJ, o Oração Pela Arte – OPA é um encontro, uma reunião de pessoas em torno de um mesmo ideal, de artistas que transformam oração em arte, arte em oração.
Deus é o ponto de partida e o fim desse grupo que pretende ajudar as pessoas a rezar, tendo a natureza como objeto de contemplação e a Bíblia, sobretudo os salmos, como base. A experiência pessoal com Deus, por meio da oração, produz transformação interior e mudança de vida. Consequentemente, transformação social.
Fundado em 2018, o blog Ignatiana (lê-se Inaciana) é uma produção coletiva com perfil de almanaque, que acolhe temas como fé, Palavra de Deus, artes, economia, culinária, política, meio ambiente…. O ponto comum é a espiritualidade de Santo Inácio de Loyola, uma inspiração e um modo cristão de se fazer presente no mundo.
Atualmente ainda conta com o Podcast Ignatiana, que apresenta episódios sobre a Mística do Século XXI e comentários ao Evangelho dos sábados.