No último fim de semana, entre os dias 6 e 8 de outubro de 2023, a Casa de Retiros Irmão Vicente Cañas acolheu a Jornada Inaciana de Espiritualidade desenvolvida pelo Serviço Inaciano de Espiritualidade – SIES local. A partir do tema “A Amazônia sob a ótica Inaciana: uma espiritualidade sinodal”, colaboradores e voluntários das obras e dos serviços do Núcleo Apostólico Manaus rezaram e refletiram como fortalecer a missão.
Já na primeira noite, para reduzir o ritmo das preocupações e da rotina, os participantes puderam experienciar um lucernário, ritual noturno de contemplação e oração a partir da luz de velas e cantos.
No sábado, o tempo foi de formações. Primeiro com Lidiane Cristo, da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), sobre o Documento de Santarém 50 anos, que traz indicações para a prática missionária atual na região amazônica. Ir. Maria Couto, Missionária do Santo Nome de Maria, fez luz à espiritualidade inaciana em meio a missão da Igreja na Amazônia. “A espiritualidade é o que movimenta a nossa vida. Assim como um motor precisa de combustível, a espiritualidade vai movimentar a nossa vida”, comparou Ir. Maria. Ela pontuou ainda a importância do caminhar junto, tanto de Deus quanto dos diversos povos da região.
O jesuíta Pe. Adriano Hahn, SJ, completou o ciclo formativo a partir da dimensão social, enfatizando a espiritualidade como fundamento na atuação das obras sociais da Companhia de Jesus. “O que tem de concreto nessa história? Os rostos. Pessoas concretas, com suas histórias, suas dores…”, afirmou Pe. Hahn, ressaltando ainda a importância de uma espiritualidade encarnada.
Em ambos os dias, a equipe do SIES Manaus ofereceu aos participantes diversos momentos de oração, ora pessoal ora como dinâmicas em grupo, além das celebrações eucarísticas. A partilha dos sentimentos vividos perpassou também todo o encontro.
O Secretário para a Colaboração Fé e Espiritualidade, Pe. Laércio Lima, esteve presente na jornada e disse que foi uma bonita e profunda experiência. Primeiro pela oportunidade de perceber “como estamos interligados. Como a nossa experiência de Deus afeta a nossa vida, o nosso olhar, a nossa pastoral, o nosso modo de existir”; e depois por poderem “rezar juntos, refletir juntos e, como Rede Servir, encontrar e sonhar caminhos possíveis junto ao Papa Francisco, que tem tantos sonhos para a Amazônia, podemos também acalentar os nossos sonhos de um trabalho em rede, de uma missão compartilhada”.
Confira a fala completa do secretário.
Quer saber mais? Confira a cobertura da equipe da PAAM – Preferência Apostólica Amazônica.