
Nesta quinta-feira (08), segundo dia do conclave, o cardeal Robert Francis Prevost Martínez O.S.A., até então prefeito do Dicastério para os Bispos, foi eleito o 267º Papa da história da Igreja Católica. Adotando o nome de Leão XIV, ele sucede ao Papa Francisco como bispo de Roma e soberano da Cidade do Vaticano.
Segundo americano e primeiro agostiniano a liderar a Igreja Católica, seguindo os passos do Papa Francisco, o pontífice tem 69 anos. Nascido em Chicago, Illinois (Estados Unidos), em 14 de setembro de 1955, Dom Robert Francis Prevost é filho de Louis Marius Prevost, com ascendência francesa e italiana, e de Mildred Martínez, de origem espanhola. Ele tem dois irmãos, Louis Martín e John Joseph.
Ordenado sacerdote da Ordem de Santo Agostinho, em 19 de junho de 1982, o agora Papa Leão XIV possui doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, em Roma. Sua trajetória pastoral é marcada por uma rica experiência missionária e administrativa.
Entre 1985 e 2001, com um breve intervalo nos Estados Unidos (1987-1988 e 1998-2001), ele serviu no Peru como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Em seu período no país sul-americano, liderou o seminário agostiniano de Trujillo por uma década, lecionou Direito Canônico, atuou como prefeito de estudos, juiz do tribunal eclesiástico regional e integrou o Colégio de Consultores de Trujillo.
Em 2015, foi nomeado Bispo de Chiclayo pelo Papa Francisco, cargo que ocupou até sua nomeação para a Cúria Romana. Na Conferência Episcopal Peruana, exerceu a função de segundo vice-presidente, além de integrar o Conselho Econômico e presidir a Comissão de Cultura e Educação.
Sua ligação com a administração central da Igreja se intensificou a partir de 2019, quando foi nomeado membro da Congregação para o Clero, seguido pela sua designação para a Congregação para os Bispos em 2020. Em abril de 2020, tornou-se administrador apostólico da Diocese de Callao.
Em janeiro de 2023, o Papa Francisco o chamou ao Vaticano para assumir a função de prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina. Assim, o cardeal Prevost acompanhou o Papa Francisco em suas últimas viagens apostólicas e participou ativamente das sessões do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade. Sua experiência com assembleias sinodais remonta ao período em que foi Prior dos Agostinianos e representante da União dos Superiores Gerais (USG).
Em fevereiro deste ano, foi promovido à ordem dos bispos, recebendo o título da Igreja Suburbicária de Albano. Durante a recente internação do Papa Francisco, Dom Prevost liderou a oração do rosário pela saúde do pontífice na Praça São Pedro, no Vaticano.
A eleição de Dom Robert Francis Prevost como Papa Leão XIV marca um novo capítulo na história da Igreja Católica, trazendo para a liderança um pastor com vasta experiência pastoral e administrativa, tanto na América Latina quanto na Cúria Romana.