"Quem quiser reformar o mundo comece por si mesmo."

Santo Inácio de Loyola

Rede Servir se reúne para avaliar experiências e traçar novos rumos

Inspirados pela presença sempre viva do Apóstolo e Padroeiro do Brasil, 10 representantes da equipe nacional da Rede Servir e o Secretário para a Colaboração Fé e Espiritualidade, Pe. Laércio de Lima, SJ, se reuniram no Centro de Espiritualidade São José de Anchieta (CESPA), localizado na cidade de Anchieta (ES). O evento aconteceu no último final de semana, de 6 a 8 de setembro. 

O principal objetivo do encontro foi avaliar as atividades realizadas e o caminho trilhado ao longo do último ano, além de projetar os próximos passos para a missão e articulação da Rede de Espiritualidade Inaciana. 

Antes do início oficial do encontro, todo o grupo realizou uma visita guiada pelo museu e pelo Santuário Nacional de São José de Anchieta. Um momento propício para rememorar os 10 anos da canonização do Apóstolo e Padroeiro do Brasil e se inspirar em sua sensibilidade para tecer uma rede cada vez mais forte. 

Avaliação e Projeções

No eixo da formação, houve avanços significativos, com os círculos de leitura dos Exercícios Epirituais, a estruturação e o desenvolvimento do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI) Brasil, além dos cursos de capacitação para orientação e acompanhamento: CAP Introdutório realizado no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo (RS), e CAP1, que acontecerá no próximo mês de fevereiro, em Baturité (CE). 

Já no eixo comunicação, conseguiu-se ampliar sua presença por meio dos canais de comunicação on-line, melhorar a interação com outras redes e frentes apostólicas da Província dos Jesuítas do Brasil e apoiar ações e propostas de obras, grupos e dos outros eixos prioritários da Rede.  

No eixo de mobilização de recursos, foram dados os primeiros passos para a criação de um grupo articulador, além da participação de formações para avançar em ações para a sua sustentabilidade. O secretário, Pe. Laércio, compartilhou também suas ações nesse eixo, com reuniões com empresas que já foram parceiras e possíveis apoiadores.

Identidade e Missão

Durante o encontro, o secretário apresentou, ainda, o projeto, atualmente em desenvolvimento, para aplicação em 2025, de requalificação da identidade e missão da Rede Servir. “O objetivo é trazer mais clareza à missão e alinhamento na atuação, especialmente entre obras de homônimas, como os Centros Loyola e os Serviços de Espiritualidade Inaciana (SIES)”, explicou Pe. Laércio.  

Inspiração e Fé

O dia 7 terminou com uma visita ao Núcleo Inaciano da Paróquia Santo Antônio de Paula, em Iconha (ES). Esse foi um momento de profunda inspiração com a partilha das vivências e da resiliência desse grupo, que cultiva a espiritualidade inaciana desde as crianças, resultando em uma comunidade fortificada nos Exercícios de Santo Inácio e que resulta em tantas vocações; reforçando, ainda mais, a importância da missão da Rede Servir.  

No domingo, 8 , o grupo ainda celebrou a Eucaristia junto à comunidade do Santuário, em Anchieta, festejando o dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Estado do Espírito Santo.  

Ainda na manhã do domingo, o grupo voltou aos trabalhos para consolidar a agenda 2025 e dar os últimos encaminhamentos.