Inspirados pelo tema “Peregrinos de Esperança na trilha do Crucificado – Ressuscitado”, leigos e religiosas participaram do Retiro Inaciano de Páscoa promovido pelo Centro Loyola de Goiânia, de 11 a 13 de abril, na Casa de Retiros São Leopoldo Mandic, em Hidrolândia (GO). Sob a orientação do Pe. Miguel Martins Filho, SJ, o grupo foi convidado a redescobrir a beleza da fé, a força da comunhão e a urgência da esperança cristã diante dos desafios do mundo contemporâneo.

Nesse itinerário espiritual, a tradição inaciana ofereceu uma luz valiosa, especialmente a partir do Princípio e Fundamento dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola que marca o início do caminho de discernimento e configuração com Cristo. Os participantes acolheram com disposição as atitudes necessárias para vivenciar de forma intensa o retiro, o que favoreceu uma rica experiência humano-espiritual.
“O retiro trouxe muitos momentos especiais. Me sinto muito grata. Para mim, a mensagem que ecoou forte no coração foi a importância de ser fermento de transformação no coração do mundo”, disse Márcia Guerrante. “Andava muito desanimada com o mundo como está e pude entender no coração que não é isso que Deus quer de nós.
“O tema do retiro contribuiu muito para minhas orações pessoais e coletivas. Os textos sugeridos me ajudaram a estar com Jesus na Cruz, abraçando seu sofrimento e rezando com minhas próprias dores e com os sofrimentos de tantos irmãos e irmãs. Sentimentos de consolação invadiram meu coração, revigorando minha esperança, fé e caridade”, afirmou Lucivânia Elpídio.