No dia 21 de julho, no espaço Loyola, o Serviço Inaciano de Espiritualidade – SIES Manaus (Am), realizou Cine Fórum. O filme escolhido para essa sessão foi “Tiros em Ruanda” ou “Shooting Dogs” (nome original).
O filme teuto-britânico, de 2005, dirigido por Michael Caton-Jones, é baseado no caso real do genocídio de 1994, em Ruanda, que fez mais de 800 mil vítimas ao longo de 100 dias. O filme retrata o embate entre duas etnias – Hutus e Tutsi –;o extremismo e a intolerância que culminam no massacre dos Tutsi, o abandono das autoridades locais e internacionais.
O encontro teve a participação de oito pessoas. “As reflexões, após o filme, foram muito frutuosas”, afirma Márcio Fernandes Conceição, do SIES Manaus. Foram diversos os pontos levantados durante o encontro, tanto nos sinais de morte quanto de vida. Márcio destacou como sinais de morta “a existência de pessoas para fazer marketing e manipulação para quem está no poder e radicais dispostos a destruir minorias e se perpetuar no poder”. Já como sinais de vida “a esperança que floriu nas ações do sacerdote católico, a Eucaristia no meio do conflito, a fuga dos sobreviventes. Todos sinais de Deus no meio do povo sofrido”.