Ao longo de sete semanas, entre 3 de novembro e 20 de dezembro de 2023, um grupo de seis brasileiros participou da 11ª Edição do Curso de Imersão inaciana: “El carisma ignaciano para el mundo de hoy”, que acontece na Espanha, uma vez ao ano.
Organizado pelo Centro Internacional de Espiritualidade Cova de Sant Ignasi, de Manresa (Espanha) e pela Escola Ignasiana d’Espiritualitat (Eides), de Barcelona (Espanha), sob a direção do Pe. José Luís Iriberri, SJ, tem por objetivo entrar em profundidade no legado humano e espiritual de Inácio de Loyola e, assim, inspirar-se para uma vida cristã renovada a serviço da Igreja e da sociedade.
Para alcançar tão grande desejo, o curso-experiência é organizado em seis módulos, ministrados por leigos e jesuítas professores especialistas em cada tema e, ainda, uma grande equipe de apoio.
MÓDULOS
- Introdução, Autobiografia e Diário Espiritual – Pe. Javier Melloni, SJ
- Peregrinação inaciana seguindo os passos de Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e São Pedro Claver – Pe. José Luís Iriberri, SJ
- Trabalho pessoal: autoconhecimento e cura a partir dos Exercícios de Santo Inácio – equipe de Eneagrama e jesuítas de Manresa.
- Os Exercícios Espirituais como mistagogia – Pe. David Guindulain, SJ
- A teologia que abraça a espiritualidade inaciana – Pe. Josep Gimenez, SJ
- A espiritualidade inaciana encarnada no mundo – Carmen Llasat, Elena Casado , Pe. Jose Carlos Coupeau, SJ, Pe. José de Pablo, SJ, e Maria Carmen de La Fuente.
A experiência atrai leigas/leigos, jesuítas e religiosas/religiosos do mundo inteiro. Na última edição, os 37 participantes eram provenientes de 12 países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Peru e Romênia.
O grupo brasileiro também era diverso em localidade e missão. Quatro leigas – Ana Luzia Videira Parisotto, de Presidente Prudente (SP), Maria Ângela Braga Lemos, de Governador Valadares (MG), Marita Bosch, de Manaus (AM) e Regina Console Simões, de Santos (SP) –, uma religiosa – Ir. Maria de Fátima Barbosa de Souza, de Manaus (AM) – e um jesuíta – Pe. José Carlos Ferreira, SJ, de Belo Horizonte (MG).
“A partir do que compartilhamos, temos em comum o sentimento de que os caminhos são carregados da presença Daquele que sempre está ao nosso lado. Voltamos com a confiança de que Deus realizará em cada um/uma de nós o que iniciou nessa profunda experiência de imersão em Manresa”, compartilhou Ana Luzia.
O Brasil em edições anteriores
Há anos que os brasileiros participam desse curso-experiência. Entre os jesuítas, podemos citar Pe. José Paulino Martins, SJ, que atualmente colabora na missão em Boa Vista (RR) e Padre Nilson Marostica, SJ, Vigário Paroquial na Paróquia São Luís Gonzaga; também a leiga Fátima Barbuto, coordenadora da formação da Rede Servir.