"Quem quiser reformar o mundo comece por si mesmo."

Santo Inácio de Loyola

Casas de Retiro da Rede Servir se reúnem para fortalecer a oferta dos Exercícios Espirituais no Brasil

Nos dias 9 e 10 de agosto, o Secretário para a Colaboração, Fé e Espiritualidade, Pe. Laércio Lima, SJ, se reuniu virtualmente com religiosas, jesuítas, leigas e leigos. As reuniões com representantes de 18 Casas de Retiro nacionais tiveram como objetivo fortalecer a oferta dos Exercícios Espirituais (EE) pelo Brasil e a ação em rede. Temas como o uso do novo Portal Rede Servir para uma melhor divulgação dos retiros e atividades, o apoio administrativo e a divulgação da Revista Itaici entraram em pauta.

Casas parceiras

No primeiro dia, reuniram-se irmãs de oito Congregações Religiosas parceiras, como Irmãs de Santo André, Irmãs do Cenáculo e da Congregação Filhas de Jesus. Cada uma pôde contar a experiência da Casa de Retiros em que auxilia como a sua própria experiência. Essa rica partilha apontou que, no ano de 2023, serão realizados mais de 50 retiros de oito dias, orientados por jesuítas, pelas irmãs ou por leigos capacitados.
Foi ainda apresentado oficialmente o Portal Rede Servir, com o convite para o uso comum, afim de ampliar a divulgação dos retiros ofertados pelas casas. O sentimento partilhado foi de ânimo pela nova ferramenta. “Com a pandemia, a procura por retiros reduziu muito. Este ano (2023), é que percebemos uma retomada maior. Ter um novo canal para comunicar nossas missão e atividades será de grande proveito”, comentou Irmã Terezinha Cota, RC.
Já no final do encontro, Pe. Laércio animou as irmãs a darem também elas os EE. “Comecem com grupos pequenos; estudem; usem a Revista Itaici como fonte de conhecimento. Deem vocês também os EE. Não temam!”.

Casas jesuítas

Já no segundo dia, reuniram-se jesuítas, leigas e leigos de oito Casas de Retiros da Companhia de Jesus no Brasil. Todos compartilharam brevemente as últimas atividades locais, os desafios atuais e algumas perspectivas para o segundo semestre.
O tema do Portal Rede Servir foi acolhido com esperança. “No momento em que vivemos da Casa de Retiros Vicente Cañas, não conseguimos ter uma pessoa dedicada à comunicação. O portal será um facilitador para essa ação”, compartilhou Ir. Arquelino dos Santos, SJ. Pe. Laércio ainda ressaltou que “como dizia Pe. (João Batista) Libânio, SJ, ‘o que não está na agenda não existe’. Hoje eu digo: o que não está na internet não existe”, ressaltando a importância de unirmos forças
A equipe ainda se debruçou sobre o desafio da oferta de retiros de 30 dias para os próximos anos. A boa notícia é que, para 2024, 2025 e 2026 todas as casas já possuem data selecionada para o retiro acontecer.

Outro passo importante para o fortalecimento da rede é que a próxima reunião já tem data!

Confira nossa agenda de retiros!